5 dicas para uma melhor performance

Exercícios - 5 dicas para uma melhor performance


Tão importante quanto fazer atividade física é praticá-la com segurança. E para que seus exercícios não lhe tragam problemas, alguns cuidados devem ser tomados. Antes de sair correndo por aí, preste atenção nas 5 dicas especiais do médico fisiologista do esporte Paulo Zogaib.


1- Aquecimento
Antes de começar efetivamente o exercício, é preciso fazer um aquecimento específico. Alongar, caminhar e fazer movimentos de repetição são algumas das indicações necessárias para aquecer o corpo. "Aquecer é exatamente o que o corpo precisa antes da atividade. É essencial aumentar a temperatura corpórea, aumentar a intensidade dos batimentos cardíacos e aumentar a quantidade de sangue na musculatura", destaca Zogaib.

Uma importante característica deste aquecimento é aumentar sua intensidade gradativamente, até que o corpo esteja preparado para a atividade mais puxada e acostumado com os movimentos. "Essa preparação é importante tanto para os ajustes do corpo quanto para melhorar a eficiência do exercício", afirma.


2- Traje
A roupa também deve ser escolhida com muito cuidado. Opte sempre por roupas leves de algodão ou fibras especiais (como clima cool e dry feet) e evite tecido plastificado ou nylon. É importante priorizar materiais que facilitam a troca de calor entre o corpo e o ambiente. "As fibras mais leves evitam a desidratação", destaca Zogaib.

E não são só as roupas que precisam de atenção. Calçados inadequados podem prejudicar muito o resultado dos exercícios e geralmente causam lesões ortopédicas aos esportistas. "Os cadarços largos, por exemplo, aumentam as probabilidades de torções", ressalta o fisiologista.

Como na prática de exercícios o impacto é muito grande, é preciso utilizar calçados que o diminuem. Se não houver essa absorção do impacto, a probabilidade de causar bolhas, tendinites e facites (inflamação da planta do pé) é maior. O tênis pouco arejado também prejudica, já que as micoses surgem em um ambiente quente e úmido.


3- Sol
"É indispensável uma proteção solar com fator de, no mínimo, 15" , alerta Zogaib. Geralmente ao praticar uma atividade física, não se percebe o quão alta está a temperatura, principalmente porque o vento dá uma refrescada. Os bonés também são indicados, mas é importante tirá-los de vez em quando ou molhá-los, para que não cause um efeito "estufa" na cabeça e prejudique a troca de calor com o ambiente.


4- Segurança
Ao decidir praticar esportes ao ar livre, dê preferência para parques e praias, já que as ruas dificilmente oferecem uma boa estrutura para isso ? como solo pouco irregular, proteção para pedestres e ciclistas. Além disso, "parar toda hora para atravessar ou desviar de pedestres que caminham lentamente nas calçadas só vai diminuir o ritmo da atividade e prejudicar o resultado", relembra o fisiologista.

O solo também causa problemas, já que o cimento e o asfalto não são indicados devido ao grande impacto que causam no exercício. Se a atividade for feita na praia, cuidado com a areia fofa, que pode causar bolhas e queimaduras por causa do atrito.


5- Hidratação
A importância de se manter hidratado durante toda a atividade física ? e não só nos exercícios, mas como também no dia-a-dia ? já é bem conhecida. Para facilitar, Zogaib explica como escolher entre a água e os isotônicos para a hidratação. "Uma pessoa de 60 kg , se perder mais de 1,2 kg durante a atividade deve tomar isotônicos ou soro caseiro, mas se for menos que isso, a água já é o suficiente".

Essa diferença se dá porque quando se perde mais de 2% da massa corpórea na atividade, é preciso fazer reposição dos sais minerais e não só do líquido. Para conseguir observar essa perda com segurança, tire a média da perda de peso em uma semana de treinos.

2 comentários:

LaísMedeiros disse...

Olá!
Adorei o seu blog, todas as informaçoes são muito válidas. Tenho um blog semelhante, onde partilho as minhas conquistas na musculação, a alimentação e o treino. Enfim, o blog está maravilhoso! Sou sua seguidora! =*

Hariani Borges disse...

Olá! Estou passando para parabenizar o seu Blog! Adoreei ... Aprendi mto aqui.
Estava proucurando informações sobre exercicios e acabei descobrindo muito mais!

Beijos

Google