Alimentos amigos da beleza


Desprezar os cosméticos, jamais. Você pode, sim, somar forças à eficiência da tecnologia dessa indústria, juntando algumas comidinhas a seus produtos prediletos

por Kátia Cardoso | fotos Luis Gomes

Unhas quebradiças ou com manchas brancas, cabelos sem vida, pele ressecada. Esses pequenos dramas de beleza fazem parte da vida de todas nós. O que nem todo mundo sabe é que eles têm muito a ver com uma dieta inadequada — garantem as nutricionistas mais antenadas do momento, como Gillian McKeith, especialista em nutrição clínica e diretora da famosa McKeith Clinic, em Londres. Na lista de clientes dessa mulher que já virou celebridade estão membros da família real e astros de Hollywood, todos à caça de seus preciosos (e caros) ensinamentos para ficar de bem com o espelho.

Tão badalados são os seus conselhos que ela resolveu colocar tudo (ou quase tudo) no livro O Poder da Alimentação Natural: Você É o Que Você Come (o Bem-Estar Através da Alimentação Saudável), da Elsevier Editora, 2004. Na edição, que rapidamente se tornou sucesso, McKeith fala dos cuidados com a pele, o cabelo e o corpo de forma geral. “Sabia que a pele é o maior órgão do corpo?”, indaga no livro. “Muitos fatores afetam a saúde e a aparência desse órgão: hereditariedade, idade, clima, poluição, níveis de stress, flutuações hormonais e alimentação”, completa. A solução, garante a especialista, está no prato nosso de cada dia. Parece simples, e na verdade é. “Grande parte das queixas das mulheres pode ser abrandada com uma alimentação correta”, ensina a nutricionista paulistana Luciana Setaro, mestre em fisiologia do exercício. É claro que fatores como o estilo de vida, a predisposição genética, o stress e o uso de medicamentos podem comprometer, sim, a saúde e até tornar mais evidentes celulite, gordura localizada e estrias. “Todos esses fatores pesam, mas hidratação, exercícios físicos, massagens, cremes e especialmente uma alimentação balanceada trazem bons resultados na beleza”, confirma Márcia Terra, consultora da empresa paulista de nutrição NutriInsight.

Primeiro remédio: uma dieta equilibrada ajuda a ter uma pele mais saudável. Portanto, beba de 2 a 3 litros de água por dia, coma frutas frescas e hortaliças, que são ricas em fibras e antioxidantes. Evite álcool, fritura, carne vermelha e café. Corte o sal ou troque-o pelo shoyu light. E consuma as gorduras do bem, encontradas no azeite de oliva extravirgem, nas nozes e castanhas. Outra dica importante: uma refeição equilibrada reúne alimentos de várias cores, incluindo principalmente vegetais, frutas e cereais integrais. “As cores indicam variedade de vitaminas e minerais”, diz Márcia Terra. Essas duas medidas dão a partida na sua dieta de beleza. Veja outras providências, sugeridas por Luciana Setaro, para ficar mais bonita, comendo direito. A beleza está logo ali — na feira ou no supermercado.

Soja contra pés e calcanhares rachados
O problema é um alerta do corpo de que há aumento de fungos. Para combatê-los, coma alimentos ricos em biotina (vitamina H), como fígado, soja (grão, tofu, missô ou proteína texturizada) e gema de ovo. A vitamina também é produzida pelas bactérias do bem que se alojam no intestino. Sua carência está ligada à furunculose, seborréia, eczema e aumento dos fungos no corpo. Para dar uma forcinha à hidratação da pele nessa região, não se esqueça ainda de massagear os pés com óleo de linhaça.
Quinua contra olheira
Ela não é apenas reflexo de noites maldormidas. Pode ser o resultado de alergia a determinados alimentos ou os rins que não funcionam a todo o vapor. Capriche no consumo da quinua, cereal de origem boliviana com alto valor nutritivo (à venda nas lojas de produtos naturais). Riquíssimo em proteínas ­ contém mais do que a maioria dos vegetais ­, ele tem sido apontado como “alimento perfeito” pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agricultura e Alimentação. Além disso, é boa fonte de fitoestrógenos, que estimulam o trabalho dos rins e ajudam a manter os níveis de hormônios equilibrados. Reforce o consumo de trigo integral, feijão, soja e brotos, que também têm fitoestrógenos em abundância.
Castanha para vasinhos
Varizes e vasinhos podem indicar deficiências nutricionais ou congestão do fígado. Reforce as doses de vitamina E, presente nas castanhas, abacate e amêndoas. Como são ricos em selênio, importante antioxidante, esses alimentos diminuem o colesterol ruim e melhoram a circulação sanguínea. Evite roupas apertadas, faça muito exercício e dê adeus ao cigarro.
Sementes para unhas quebradiças
Quando elas estão quebradiças ou esbranquiçadas, é um alerta do organismo para carência de cálcio, zinco e magnésio. Recorra a sementes de abóbora e girassol (sem casca) e a brócolis, couve-de-bruxelas, lentilha, repolho, carnes magras, feijões, cereais integrais. Boas fontes desses minerais, eles fortalecem as unhas e as deixam mais bonitas e resistentes.

Melancia contra a gordura localizada
O problema pode ser hereditário ou conseqüência de hormônios desregulados, sedentarismo ou aumento de peso. Para combatê-la, reforce a alimentação com melancia e abacaxi: diuréticas, essas frutas ajudam a eliminar as toxinas do organismo. Invista também em verduras, cereais integrais e muita água. Aumentando a ingestão de fibras, o intestino funciona melhor e a saciedade aumenta. Fuja de fritura, pão e arroz brancos, pratos gordurosos, refrigerante e doce, alimentos para os adipócitos, as malignas células de gordura que, nas mulheres, tendem a se concetrar nos quadris e abdômen. Evite o sal, que retém líquidos e causa inchaço.
Rúcula contra lábios rachados
Sabe aquelas fissuras ao redor dos lábios ou no canto da boca? São conseqüência da falta de vitamina B2. Recorra aos vegetais de folhas verde-escuras (rúcula, almeirão, couve, escarola), amêndoa crua e gérmen de trigo.
Salmão contra flacidez
As causas podem ser herança genética, falta de exercício, excesso de peso e até má postura. Exercitar-se é fundamental — e a boa notícia é que existem alimentos que podem dar uma forcinha. Aposte em uma dieta rica em proteína magra para estimular a produção de colágeno: atum, salmão, ovo, peito de peru ou frango, queijo cottage, iogurte desnatado. Mas evite bacon, presunto e manteiga, que são ricos em gordura de origem animal e aumentam o colesterol ruim, entopem as artérias e prejudicam a circulação. Conseqüência: retenção de líquido e acúmulo de gordura e flacidez nos quadris e abdômen.
Chá de bardana contra a celulite
A retenção de líquido, as alterações hormonais, a vida sedentária e a alimentação inadequada podem desencadear ou agravar o problema. Para amenizá-lo, diminua sal (que retém líquido e causa inchaço), gordura, açúcar, café e álcool (que intoxicam o organismo). Abuse da água, sucos e chás desintoxicantes, como o de bardana (raiz encontrada nas feiras). Aumente a ingestão de pão e macarrão integrais, aveia, farelo de trigo, frutas com casca e bagaço. Ricos em fibras, eles diminuem o colesterol, aumentam a saciedade, melhoram o funcionamento intestinal e varrem as toxinas do organismo.
Frutos do mar para a pele que descama
A causa pode ser carência de zinco (encontrado em frutos do mar e carne vermelha) ou das vitaminas C e E. Coma todos os dias vegetais verde-escuros, como couve, agrião, rúcula e escarola (fontes de vitamina C), um punhado de castanhas e tempere a salada com azeite extravirgem (fontes de vitamina E). Aproveite também para consumir sem culpa vitamina A (cenoura, mamão, tomate, manga e abóbora) e a D (queijo branco e iogurte desnatado), que ajudam a manter a pele viçosa. Uma dica valiosa é tomar 10 minutos de sol diariamente, de preferência antes das 10 horas e depois das 16 horas.
Ovo para um cabelo bonito
Como os fios são formados basicamente de proteína (queratina), para mantê-los saudáveis é importante ingerir boas fontes protéicas: ovo, carne magra, iogurte desnatado, queijo branco, leguminosas (feijão, soja) e grãos integrais. Se estiver perdendo cabelo, as causas podem ser hormonais ou falta de ferro, cálcio, potássio e vitamina B6. Contra-ataque com fontes desses nutrientes: brócolis, nozes, feijão, banana e aveia. Para deixá-los bonitos e brilhantes, recorra aos sais minerais contidos nas algas e às proteínas dos brotos, cereais e sementes. Corpo enxuto? coma mais frutas


Nenhum comentário:

Google