A nova dieta de Hollywood

A nova dieta de Hollywood
Médico que atende estrelas como Gwyneth Paltrow cria regime de desintoxicação que promete eliminar 4,5 quilos em 21 dias, rejuvenescer e até combater celulite
texto: Adriana Marmo
fotos: Iara Venanzi

O novo guru alimentar de estrelas de Hollywood do calibre de Gwyneth Paltrow e Cate Blanchett é o médico Nish Joshi. Nascido na Tanzânia e com consultório instalado em Londres, Joshi criou a chamada "holistic detox" - ou dieta de desintoxicação holística -, que vem ganhando fama e cada vez mais adeptas no Hemisfério Norte. E olha que não há muita novidade em sua teoria. Ele foi buscar inspiração na medicina ayurvédica, nascida há mais de 5 mil anos na Índia, para elaborar esse regime desintoxicante que promete vários, e desejados, benefícios: perda de peso (cerca de 4,5 quilos em três semanas), pele mais jovem e bonita, maior disposição e saúde. Pacientes inglesas que passaram pelo tratamento garantem que ele também elimina celulite.

A teoria está toda explicada no livro "Dr. Joshi's Holistic Detox: 21 Days to a Healthier, Slimmer You - For Life" (A desintoxicação holística do Dr. Joshi: 21 dias para ficar mais saudável e magra - Para a vida), lançado em maio último na Inglaterra, ainda não disponível no Brasil. A proposta é simples: retirar das refeições, durante três semanas, todos os alimentos que tenham pH ácido, como frutas, açúcares, derivados de leite, farinhas brancas e carnes vermelhas, e privilegiar os alcalinos, como folhas de cor verde-escuro, carnes brancas e cereais integrais (veja lista do que pode e não pode no quadro abaixo). Com isso, o corpo voltaria a adquirir seu pH natural, que é mais próximo do alcalino. Assim, o fígado trabalharia melhor, os rins filtrariam toxinas com maior eficiência e o organismo ficaria limpo e em equilíbrio. O que corresponde a peso na medida certa.

A verdade é que não é muito fácil seguir a dieta, embora Joshi enfatize que a fase de real sacrifício dura pouco tempo. Segundo ele, dias depois de iniciado o regime ocorre uma espécie de "reprogramação" do cérebro e do paladar. Com a abstinência, eles "esqueceriam" a existência daqueles alimentos preferidos, como pães e doces, e se contentariam com o sabor das novas propostas.

Para o médico Luis Guilherme Correa Neto, especialista em medicina ayurvédica, a dieta holística tem uma abordagem mais naturalista do que propriamente ayurvédica, pois não leva em conta os três tipos físicos (chamados de doshas), tão fundamentais na medicina indiana. De qualquer modo, Correa Neto considera a idéia eficaz, capaz de realmente desintoxicar o organismo, eliminar ácidos e cumprir o prometido, inclusive a aparência mais jovem e saudável. "Excesso de peso é sinal de intoxicação, é sobrecarga, e acidificar o organismo significa aumentar a oxidação das células, o que é um passo para o envelhecimento precoce", explica. "Além disso, qualquer proposta que leve à escolha de alimentos mais saudáveis e menos industrializados é sempre positiva."

ADEUS, INDUSTRIALIZADOS
A nutricionista Bianca Braune, especialista em alimentação ayurvédica, concorda, mas faz um alerta: a dieta da desintoxicação não deve se prolongar além dos 21 dias propostos. "Há uma boa redução calórica, o que ajudará a perder peso, talvez até mais do que os 4,5 quilos esperados", afirma Bianca, que, baseada na teoria de Joshi, preparou a sugestão de cardápio de uma semana mostrada nesta reportagem. "O que acho um problema é que ela não propõe uma real reeducação alimentar."

Pode até não propor, mas não manda que se passe privações a vida toda. Após os 21 dias, o médico sugere que os alimentos eliminados voltem à mesa aos poucos. O fundamental, diz ele, é continuar evitando os industrializados e privilegiando alimentos integrais, orgânicos e frescos.

Alimentos permitidos e proibidos

Quem decide seguir a dieta da desintoxicação deve eliminar o que é sugerido no grupo "não pode" por apenas três semanas

Pode (alimentos alcalinos)
Frango, peru e outras carnes brancas
Peixes (atum, salmão etc.)
Arroz integral
Mussarela de búfala, queijo de cabra, cottage, ricota e iogurte natural
Folhas e vegetais de cor verde-escuro em geral
Legumes (cenoura, aipo, couve-flor etc.)
Ovos, não mais do que quatro por semana
Pães e cereais integrais, sem nada de glúten ou farinha branca
Mel
Azeite de oliva
Lentilha
Soja e tofu

Não pode (alimentos ácidos)
Carnes vermelhas
Leite de vaca e derivados, exceto ricota, queijo cottage, iogurte natural e coalhada
Frutas, exceto a banana
Farinha branca e glúten (leia-se pães, biscoitos etc. com os ingredientes)
Álcool
Frutas secas, exceto nozes e amêndoas
Batata e tomate
Presunto e embutidos
Café e chás, exceto os herbais
Açúcar, chocolate e doces
Produtos industrializados em geral (ketchup, vinagre, mostarda, adoçante etc.)

4 dicas espertas:

No livro, o médico Nish Joshi dá conselhos adicionais para acelerar a desintoxicação

1. Uma vez ao dia (é melhor pela manhã), massageie a barriga para estimular a digestão. Com as pontas dos dedos, faça um movimento circular suave ao redor do umbigo no sentido horário.

2. Para atenuar o stress diário, experimente puxar para cima e soltar os ombros no mínimo cinco vezes.

3. Antes de dormir, faça massagem na planta dos pés e demore nos calcanhares e na região "gordinha" embaixo dos dedos (aperte-os ao menos 10 vezes). Isso estimula rins e relaxa.

4. Na hora de ir para cama ou ao levantar, deite-se de costas no chão, respire fundo, estique os braços ao longo do corpo e relaxe os ombros. Sinta-se totalmente em contato com o chão enquanto conta até 10.


Fâs famosas

GWYNETH PALTROW

A atriz americana, de 32 anos, procurou o médico Nish Joshi para se livrar dos quilos a mais que ganhou na gravidez. Seguiu a dieta, fez tratamentos e gostou tanto do resultado que declarou publicamente sua paixão pelo guru: "Ele é uma pessoa muito especial. Eu o amo".

Foto: Zuma Press


KATE MOSS

Ela que foi ícone da geração das modelos magérrimas dos anos 90 não queria, é claro, perder peso. Aos 31 anos, Kate Moss compareceu à clínica inglesa do tanzaniano em busca de disposição, rejuvenescimento e qualidade de vida. Aprovou o sistema Joshi.

Foto: AP


CATE BLANCHETT

A motivação da atriz, de 36 anos, para procurar Joshi foi a vontade de causar ótima impressão na festa do Oscar. Levou a estatueta de melhor coadjuvante por "O Aviador" e ainda arrancou elogios do médico. Segundo ele, Cate é uma paciente consciente e tem um brilho interior intenso.

Foto: Divulgação



Sugestão de cardápio para a semana toda

1º dia
CAFÉ
LANCHE
ALMOÇO
LANCHE
JANTAR
150 g de iogurte natural
1 banana
1 colher de sopa de mel
Chá de ervas e 2 biscoitos integrais Peito de frango grelhado com salada de alface, espinafre, cenoura e aipo. Tempere com azeite e limão Fatias de cenoura ou coco (contém fibras que dão a sensação de saciedade e bastante nutrientes) Lentilha (preparada com cebola, alho, tomilho, amêndoas sem casca e azeite) com arroz integral e salada verde

2º dia
CAFÉ
LANCHE
ALMOÇO
LANCHE
JANTAR
2 fatias de pão integral (sem glúten) com mussarela de búfala e mel Fatias de cenoura crua Salmão ou atum grelhado com brócolis e couve-flor 1 porção de sementes ou nozes. Beba bastante água Sopa de cenoura, (feita com cebola, azeite, frango desfiado e gengibre). Sirva com flocos de aveia e cottage

3º dia
CAFÉ
LANCHE
ALMOÇO
LANCHE
JANTAR
Muslii (que não contenha glúten) com 1 banana e leite de soja 1 banana 1 ovo florentino (mexido com espinafre) e 2 fatias de pão de centeio com azeite Chá de ervas e 2 biscoitos integrais Mussarela de búfala grelhada (fatias finas) sobre 1 fatia de pão de centeio. Com cebola, alho-poró e aspargos cozidos

4º dia
CAFÉ
LANCHE
ALMOÇO
LANCHE
JANTAR
1 ovo mexido,
2 fatias de pão integral (sem glúten) e leite de soja
Palitos de cenoura Risoto de grão-de-bico com arroz integral (feito com cebola e aipo), mais molho de iogurte e salada verde Chá de ervas e 1 banana Salmão ou filé de peito de peru grelhado com salada e legumes cozidos

5º dia
CAFÉ
LANCHE
ALMOÇO
LANCHE
JANTAR
Queijo cottage,
2 fatias de pão de centeio e 1 banana
Biscoitos integrais Omelete vegetal (feito com 1 ovo, leite de soja, cebola, ervilha, milho verde) com espinafre cozido 1 banana Risoto de frango (feito com cenoura soutée, aipo, alho-poró, arroz integral, cominho, canela e frango desfiado)

6º dia
CAFÉ
LANCHE
ALMOÇO
LANCHE
JANTAR
1 ovo cozido e
2 fatias de pão integral
(sem glúten)
Chá de ervas e 2 biscoitos integrais Salmão grelhado com flocos de aveia e molho de iogurte Nozes e chá verde Filé de peito de peru grelhado com cebola, cenoura e arroz integral

7º dia
CAFÉ
LANCHE
ALMOÇO
LANCHE
JANTAR
Iogurte natural,
1 banana e 1 colher de sopa de mel
Nozes e chá de ervas Frango cozido com vegetais (cenoura, fatias grossas de cebola, azeite, sálvia, alecrim).Sirva com ervilhas cozidas Chá verde e 2 biscoitos integrais 4 fatias de mussarela de búfala grelhadas com orégano em 2 fatias de pão de centeio. Sirva com salada

IMPORTANTE:
Comece a manhã tomando, em jejum, um copo morno ou quente de água com limão (rodelas ou gotas).
Embora as quantidades de alimentos nem sempre estejam especificadas, é bom não exagerar na dose. A nutricionista Bianca Braune sugere que se use o método ayurvédico para medir as porções dos alimentos.
Nas refeições principais, a quantidade ideal de comida é aquela que cabe nas palmas das duas mãos. Para os lanches, use a palma de apenas uma mão como referência.

Nenhum comentário:

Google