A verdade sobre as dietas de mentira

A verdade sobre as dietas de mentira
Você abre a internet e lá vem uma enxurrada de dietas. Aparece de todo lugar e não há como resistir: além de propor grande perda de peso em pouquíssimo tempo, parecem surgir de instituições famosas, como é o caso da USP.

O mais surpreendente é que, apesar de famosa entre as mulheres, os supostos autores nem imaginam de o­nde surgiu. Dá pra entender? Para não cair em ciladas, fique de olho em dietas que...

... funcionam à base de um tipo de alimento

São radicais, dispensam um ou mais nutrientes essenciais para a saúde, como proteínas, carboidratos, vitaminas ou gorduras. Com baixíssimas calorias(no máximo, 500 por dia) e alta deficiência nutricional, elas emagrecem no começo. Além disso, pode provocar intolerância em relação ao grupo de alimento escolhido como emagrecedor.

A dieta do sopão, por exemplo, combina salsão, pimentão, cebola e repolho, promete a perda de até 5 quilos em uma única semana – só com sopa, até mesmo no café da manhã. Da mesma forma funciona a dieta das frutas. Um dia só comendo melancia, no outro laranja, depois pêra, pode resultar em um tremendo “abacaxi”.

É que a frutose, o açúcar da fruta, também engorda, e ainda pode desencadear uma compulsão.Evite problemas e siga uma reeducação alimentar e um programa de exercícios. Procure a ajuda de um profissional adequado, se achar necessário.

... prometem milagres à base de shakes

Apesar de serem balanceados nutricionalmente, com a quantidade suficiente de carboidratos, gorduras, proteínas e vitaminas, os shakes foram elaborados para substituir apenas uma refeição por dia. Traduzindo: se você se alimentar apenas de shakes, emagrecerá(já que cada uma tem cerca de 500 cal), mas logo seu organismo dará sinais de carência nutricional. Para um resultado duradouro, deve seguir também uma dieta equilibrada.

... dizem sim a alimentos muito calóricos

A mais conhecida é a dieta de Beverly Hills, elaborada por Judy Mazel, guru das estrelas. O princípio parece simples: é baseado na combinação de alimentos que purificam o organismo e queimam gordura. Durante dez dias, a compensação é feita com frutas(um dia, só pode abacaxi; no outro, só melão).

Aos poucos, você vai introduzindo outros alimentos – mas é só no 20º dia que pode comer proteínas e finalmente ceder às tentações da carne. Além de não ter fundamento nutricional por excluir grupos alimentares importantes, esta dieta deixa o corpo enfraquecido, provocando acidez gástrica e aparecimento de aftas, anemia e herpes.

... duram dez dias ou menos

Elas até dão um impulso inicial, mas não induzem a verdadeiras mudanças nos hábitos alimentares. Isso significa que assim que voltar a comer como antes, engorda tudo de novo.

Nenhum comentário:

Google