Verão e celulite não combinam, você bem sabe. A boa notícia é que existem alimentos superpoderosos para tapar os furinhos. Os cremes anticelulite também estão mais potentes, ajudando a atacar o problema pelas laterais. Todas essas novidades estão aqui nesta reportagem. Aproveite!
por Eliane Contreras | fotos Karine Basílio
Você malha, malha e não consegue se livrar da danada da celulite, que insiste em irritá-la. Desistir, nunca! Ainda mais à porta do verão. Nosso plano para ajudá-la a suavizar os furinhos nas coxas, nos culotes e no bumbum passa por uma dieta de dez dias que é tiro e queda! Você pode até saber, mas vale lembrar: além da genética, das alterações do hormônio estrógeno e da falta de exercício, a celulite é agravada pela dieta desregrada. Por isso, a primeira providência é cortar os carboidratos refinados (doce, macarrão e pão feitos com farinha branca) e os produtos carregados de gorduras saturada e trans (carne gorda, fritura, margarina e biscoito recheado — feito com farinha branca e gordura hidrogenada, consegue juntar as duas coisas ruins). O próximo passo é colocar no cardápio os alimentos que prometem controlar e prevenir a celulite. E, nesse ponto, as últimas descobertas na área da nutrição são animadoras: “Existem alimentos que ajudam a dar uma boa limpada no organismo, neutralizando as toxinas, melhorando a circulação e outros problemas que agravam a celulite”, conta a nutricionista Eliane Tagliari, da Clínica Nutribioforma, em Curitiba. Quer fazer o teste? Especializada em nutrição funcional, Eliane propõe uma dieta que inclui grandes aliados para um bumbum lisinho (veja o quadro abaixo). Outro segredo: fazer combinações para potencializar a ação desses alimentos, que pertencem à família dos funcionais (nutrem e reforçam o sistema imunológico). “Misturar azeite de oliva extravirgem com azeite de linhaça aumenta a ação antiinflamatória da dupla, o que faz toda a diferença numa dieta anticelulite”, diz a nutricionista. Tomate, leite e derivados alteram muito o pH do organismo, abrindo espaço para os furinhos, e por isso ficam de fora. Muito sacrifício? Dê uma olhadinha nas refeições sugeridas a seguir – as opções são bem gostosas. Além disso, a dieta dura só dez dias – nesse tempo também dá para perder 3 quilinhos! Vai resistir?
Algas: fonte de iodo, equilibra o trabalho da glândula tireóide, evitando flutuações hormonais.
Arroz integral: contém fibras, vitaminas do complexo B e minerais (magnésio e cromo), favorecendo a digestão do açúcar e o funcionamento do intestino.
Aveia: rica em silício, reorganiza as fibras de sustentação da pele e previne a formação dos furinhos.
Azeite de oliva extravirgem: tem ação antiinflamatória, ou seja, combate os edemas acarretados pela celulite. Associado ao azeite de linhaça, se torna mais potente.
Castanha-do-pará: carrega selênio, um importante antioxidante contra o envelhecimento das células.
Folhas verde-escuras: fonte de clorofila, melhoram a circulação e desintoxicam o organismo.
Lima-da-pérsia: limpa o sistema linfático e desintoxica o fígado.
Maçã: fonte de pectina, um tipo de fibra que neutraliza as toxinas presentes no organismo.
Missô (pasta de soja fermentada): é riquíssimo em probióticos naturais, que favorecem o intestino, além de ajudar a desintoxicar e desinchar.
Shiitake: de todos os cogumelos, é o que contém mais lentinan, substância que reforça as defesas do organismo e tem o poder de diminuir o processo inflamatório.
...+ top cremes A cada nova leva, os cosméticos anticelulite ficam mais gostosos e fáceis de usar – são cheirosos, têm absorção rápida e dão um efeito alisador temporário, porém instantâneo. Para me certificar de algumas promessas feitas pelos últimos lançamentos – não as de resultados sobre os nódulos, mas as de percepção imediata —, experimentei todos eles. Leia e escolha o seu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário