3 Kg em 10 dias e adeus, celulite.


Verão e celulite não combinam, você bem sabe. A boa notícia é que existem alimentos superpoderosos para tapar os furinhos. Os cremes anticelulite também estão mais potentes, ajudando a atacar o problema pelas laterais. Todas essas novidades estão aqui nesta reportagem. Aproveite!

por Eliane Contreras | fotos Karine Basílio

Você malha, malha e não consegue se livrar da danada da celulite, que insiste em irritá-la. Desistir, nunca! Ainda mais à porta do verão. Nosso plano para ajudá-la a suavizar os furinhos nas coxas, nos culotes e no bumbum passa por uma dieta de dez dias que é tiro e queda! Você pode até saber, mas vale lembrar: além da genética, das alterações do hormônio estrógeno e da falta de exercício, a celulite é agravada pela dieta desregrada. Por isso, a primeira providência é cortar os carboidratos refinados (doce, macarrão e pão feitos com farinha branca) e os produtos carregados de gorduras saturada e trans (carne gorda, fritura, margarina e biscoito recheado — feito com farinha branca e gordura hidrogenada, consegue juntar as duas coisas ruins). O próximo passo é colocar no cardápio os alimentos que prometem controlar e prevenir a celulite. E, nesse ponto, as últimas descobertas na área da nutrição são animadoras: “Existem alimentos que ajudam a dar uma boa limpada no organismo, neutralizando as toxinas, melhorando a circulação e outros problemas que agravam a celulite”, conta a nutricionista Eliane Tagliari, da Clínica Nutribioforma, em Curitiba. Quer fazer o teste? Especializada em nutrição funcional, Eliane propõe uma dieta que inclui grandes aliados para um bumbum lisinho (veja o quadro abaixo). Outro segredo: fazer combinações para potencializar a ação desses alimentos, que pertencem à família dos funcionais (nutrem e reforçam o sistema imunológico). “Misturar azeite de oliva extravirgem com azeite de linhaça aumenta a ação antiinflamatória da dupla, o que faz toda a diferença numa dieta anticelulite”, diz a nutricionista. Tomate, leite e derivados alteram muito o pH do organismo, abrindo espaço para os furinhos, e por isso ficam de fora. Muito sacrifício? Dê uma olhadinha nas refeições sugeridas a seguir – as opções são bem gostosas. Além disso, a dieta dura só dez dias – nesse tempo também dá para perder 3 quilinhos! Vai resistir?

10 heróis antifuros Estes alimentos têm substâncias poderosas contra a celulite

Algas: fonte de iodo, equilibra o trabalho da glândula tireóide, evitando flutuações hormonais.

Arroz integral: contém fibras, vitaminas do complexo B e minerais (magnésio e cromo), favorecendo a digestão do açúcar e o funcionamento do intestino.

Aveia: rica em silício, reorganiza as fibras de sustentação da pele e previne a formação dos furinhos.

Azeite de oliva extravirgem: tem ação antiinflamatória, ou seja, combate os edemas acarretados pela celulite. Associado ao azeite de linhaça, se torna mais potente.

Castanha-do-pará: carrega selênio, um importante antioxidante contra o envelhecimento das células.

Folhas verde-escuras: fonte de clorofila, melhoram a circulação e desintoxicam o organismo.

Lima-da-pérsia: limpa o sistema linfático e desintoxica o fígado.

Maçã: fonte de pectina, um tipo de fibra que neutraliza as toxinas presentes no organismo.

Missô (pasta de soja fermentada): é riquíssimo em probióticos naturais, que favorecem o intestino, além de ajudar a desintoxicar e desinchar.

Shiitake: de todos os cogumelos, é o que contém mais lentinan, substância que reforça as defesas do organismo e tem o poder de diminuir o processo inflamatório.

cardápio tapa-buraco... A nutricionista Eliane Tagliari elaborou uma dieta de dez dias com todos os heróis antifurinhos – variando as opções sugeridas para as refeições, dá para montar um menu diferente a cada dia. É importante comer a cada duas horas, por isso são quatro lanches no cardápio. Se o intervalo entre o seu almoço e o jantar costuma ser curto, escolha dois ou só um dos lanches e, nos dias em que jantar tarde, dispense a ceia ou transforme-a na sobremesa

...+ top cremes A cada nova leva, os cosméticos anticelulite ficam mais gostosos e fáceis de usar – são cheirosos, têm absorção rápida e dão um efeito alisador temporário, porém instantâneo. Para me certificar de algumas promessas feitas pelos últimos lançamentos – não as de resultados sobre os nódulos, mas as de percepção imediata —, experimentei todos eles. Leia e escolha o seu.

1. Gel Redutor Amande, L’Occitane, 159 reais.O que contém: proteínas de amêndoa doce, extrato de garcínia, escina, silício, óleos essenciais. O que promete: dobrar a capacidade natural do organismo de liberar a gordura retida nas células. Duas aplicações diárias mostraram que a pele ficou mais lisa e macia para 90% das entrevistadas após 30 dias de uso. Primeira impressão: o cheiro de amêndoa é ótimo e a sensação de pele macia e gostosa é imediata.
2. Concentrado Lipo-Reductor Elancyl, Pierre Fabre, 145,40 reais.O que contém: cafeína, floridizina. O que promete: resultado em duas semanas de uso contínuo. Pesquisas feitas pela Pierre Fabre mostraram que, após esse período de aplicação, 81% das mulheres notaram redução no efeito casca de laranja, pele mais firme e redução de até 2,9 centímetros da região tratada. Primeira impressão: a aplicação é simplérrima (uma vez só, pela manhã, e ele fica agindo o dia todo) e, após a secagem, há um efeito tensor na pele — que fica esticadinha.
3. Slim Control Biomarine, ProLife, 79 reais.O que contém: extrato de caviar, extrato de guaraná, complexo lipolítico e algas marrons e azuis. O que promete: impedir que a célula adiposa produza e armazene gorduras e açúcares. Deve ser usado duas vezes ao dia – de manhã e à noite por, no mínimo, dois meses para resultados efetivos. Testes da ProLife feitos com mais de 40 voluntárias mostraram, após 30 dias de uso, melhora de 89% na hidratação. Após dois meses, melhora de 100% na hidratação, 96% na firmeza, 81% na gordura e 96% no aspecto de casca de laranja. Primeira impressão: ainda durante a aplicação, a pele fica com um brilho intenso. É como se um filme de silicone cobrisse todo o local.
4. Bikini Celluli-Diet, Dior, 139 reais.O que contém: um complexo patenteado denominado de body caps diffusion system, capaz de fazer com que as células adiposas se “sintam” cheias mesmo estando vazias (ou seja, evita o armazenamento da gordura), além de queimar as gorduras já estocadas. O que promete: resultados em quatro semanas (com duas aplicações diárias) – perda de medidas e redução do aspecto de casca de laranja, pele mais lisa e brilhante. Primeira impressão: é em spray (facílimo de aplicar), tem um perfume maravilhoso e seca imediatamente
5. Body Toning Lotion, N. V. Perricone, M.D. Cosmeceuticals, 325 reaisO que contém: complexo NTP (fórmula patenteada pelo doutor Perricone com DMAE), ácido alfalipóico, dióxido de titânio. O que promete: agir como preventivo da celulite, melhorar o tônus e deixar a pele lisa e macia. O ácido alfalipóico tem propriedades antiinflamatórias e energizantes, o que facilita a liberação de toxinas acumuladas (que acabam congestionando o local afetado pelo problema). A aplicação deve ser diária (de manhã ou à noite) e os primeiros resultados aparecem após um mês – mas a sensação temporária de pele mais lisa e esticada é imediata. Primeira impressão: o efeito lifiting do DMAE é impressionante (dá vontade de passar no corpo inteiro!) e, acredite, a fragrância e o toque aveludado dão mesmo uma sensação de bem-estar.

Nenhum comentário:

Google