Camila Rodrigues "Dieta"


A atriz seguiu um plano intenso de malhação para estar na sua melhor forma no dia do casamento com o gatíssimo Bruno Gagliasso. Depois, acertou a alimentação para não ser vítima da síndrome do “casei e engordei”. Aprenda com ela

por Viviane Rosalem fotos Nana Moraes

O casamento mudou não só o estado civil da atriz Camila Rodrigues como também a sua maneira de levar a vida. Mexeu com seus hábitos alimentares e com seu jeito de cuidar do corpo. Foi depois do “sim” para o ator Bruno Gagliasso, com quem está casada há oito meses, que ela descobriu – e gostou – do poder nutritivo dos alimentos. As calorias do cardápio diminuíram e a palavra saúde entrou de vez para o seu dicionário. “Já que estava passando por grandes mudanças, por que não mudar também a alimentação?”, lembra a atriz.

Como acontece com tantas mulheres, Camila começou a malhar para se preparar para o grande dia – a cerimônia aconteceu em agosto do ano passado, com toda pompa, no Rio de Janeiro, onde ela mora desde criança. A atriz, de 23 anos, nasceu em São Paulo, mas já incorporou o estilo carioca de ser.

Camila ficou conhecida na TV como a ingênua Mari (irmã da personagem Sol, interpretada por Deborah Secco), da novela América, na Rede Globo. Foi nos sets de gravação que conheceu Bruno. Recentemente viveu a seringueira Ciça, na minissérie Amazônia, também na Globo. Mas há tempos a beleza e simpatia de Camila estampam a telinha: ela fez mais de 30 comerciais entre os 14 e os 18 anos, quando começou sua carrreira no teatro.

O cabelão de Camila recebe cuidados especiais: uma vez por mês, ela faz uma super-hidratação com queratina. “Depois que escureci os fios para Amazônia, passei a tratar melhor deles”, conta. A cada três meses, ela troca de xampu e condicionador. “Se uso muito tempo o mesmo, meu cabelo vicia e fica oleoso.” Para proteger a pele do rosto, a atriz não sai de casa sem hidratante com filtro solar fator 15 (ela usa o Hydraphase, da La Roche Posay). No dia-a-dia, dispensa maquiagem – só é fiel à máscara para cílios. No corpo, costuma usar o hidratante Ureadin, da Medley, que, segundo Camila, ajudou a uniformizar o tom bronzeado da sua pele

hora da virada

Camila deu a partida no seu projeto deusa um mês antes do casamento: contratou o personal trainer Marcos Martins Cordeiro para ajudá-la a defi - nir as curvas. “Não adoro malhar, sou preguiçosa... Mas sei o quanto é importante para ficar com tudo em cima”, diz. O casamento motivou a atriz a encarar um treino diário de uma hora na academia, com exercícios de alongamento, musculação e aeróbicos. “Meu corpo secou e ficou mais definido: adorei o resultado!”

Apesar do entusiasmo, acabou interrompendo os treinos por dois meses para aproveitar a lua-de-mel em Fernando de Noronha e o início da vida de casada.

Curtir a casa e o maridão foi tudo de bom: Camila acordava tarde, ficava de pernas para o ar, jantava fora quase todas as noites... “Engordei uns 2 quilos logo depois do casamento. Além de não malhar, fica difícil seguir uma dieta comendo fora... Por mais que evitasse alguns pratos, sempre tinha um molho mais calórico ou um tempero diferente, que não dava para resistir.”

Esses quilos a mais fizeram Camila repensar sua rotina: se continuasse naquela toada, onde iria parar? Em novembro, decretou o fim da vida mansa, reorganizou a rotina e retomou a malhação. Nessa época se preparava também para voltar à TV em Amazônia. “Até as gravações começarem, tinha tempo e peguei mais pesado. Me dediquei.”

Ela passava duas horas na academia Rio Sport Center, na Barra, onde mora, e malhava de segunda a sábado. Fazia 40 minutos de exercícios aeróbicos alternados (esteira, bike, spinning e transport) e uma hora e meia de ginástica localizada, intercalando treinos de perna e bumbum com abdômen, braços e costas. “No domingo, ainda corria na praia.” Esse ritmo puxado durou três meses.

“No início, montei um programa com exercícios e aparelhos mais leves e pouca carga, para começar devagar. E diversifiquei as atividades para não ficar monótono”, explica Marcos. Duas semanas depois, o programa de exercícios ficou mais forte. “Três vezes por semana trabalhava bumbum e pernas, alternando exercícios para a parte anterior, interna e posterior da coxa, e incluía alguma atividade aeróbica. Nos outros dois dias, exercitava braços, costas, peito e abdômen. A parte aeróbica era feita na esteira, bicicleta ou transport”, resume. “Meu objetivo com a Camila não é deixá-la musculosa e sim durinha”, completa o personal.

A atriz só deu uma paradinha no Carnaval. “Foi quando notei que havia secado novamente. Não emagreci muito, mas meu corpo mudou e as roupas caíram melhor. Na verdade, elas são meu parâmetro. Se ficam mais larguinhas, é sinal de que tudo está dando certo”, diz, rindo. A mudança não apareceu na balança, mas as medidas da atriz diminuíram. “Ela perdeu 3 quilos de gordura e ganhou 2 de massa muscular. Isso explica porque seu corpo ficou mais bonito e defi nido”, conta Marcos.

unidos venceremos

Contaminado pelo vírus da vida saudável, Bruno resolveu participar da mudança. Além de voltar a malhar, o casal reformulou a lista de compras e o estilo do cardápio. A alimentação saudável virou a bandeira dessa dupla. Isso significou comer mais em casa e trocar os pratos semiprontos por uma feira fresquinha e comida caseira. “A geladeira do Bruno era cheia de comida pronta”, conta Camila. Agora, está lotada de frutas e verduras, com lugar de honra para cenoura, beterraba, rúcula, agrião, alface e tomate, tudo para montar a farta salada do almoço e, muitas vezes, do jantar da atriz. “Não fico sem ela. Para completar, como um pedaço de peixe, frango ou carne vermelha.” Também não faltam frios, como blanquet de peru e queijo branco, excelentes pedidas para os lanchinhos.

Se Camila está superligada em comer direito, quem garante o cardápio saudável é a cozinheira Silvana. “Tinha preguiça de comer frutas que precisam ser descascadas e cortadas. O mamão ficava na geladeira até murchar. Daí a Silvana decidiu cortar, tirar as sementes e servir no café-da-manhã. Nunca mais estragou nenhum.”

Durante a semana, Camila tem uma alimentação bem regrada -- veja o cardápio básico que ela segue abaixo. Quando malha pesado ou grava muito tempo seguido, ela se permite uma porção de arroz, macarrão ou batata no almoço. Esse tipo de carboidrato – refi nado e de absorção rápida – está proibido a partir das 20 horas. Mas, no fim de semana, o menu fica mais flexível: ela relaxa e abre espaço para massa, chocolate e até feijoada, sem exagerar. Camila sabe muito bem que beleza não combina com radicalismo: é uma questão de equilíbrio.

menu do dia-a-dia

Café-da-manhã
• 1 copo de leite ou chá verde
• Salada de frutas
• 1 pão francês com queijo branco e blanquet de peru

Almoço
• Salada gigante, com legumes, folhas e verduras
• 1 filé de carne ou peixe

Lanche
• 1 barra de cereais ou 1 xíc. (chá) de chá verde com biscoito de água e sal

Jantar
• O mesmo do almoço ou vitamina de frutas (leite, banana e aveia ou mamão, banana e maçã)

a TV e o amor

Nenhum comentário:

Google