Renata Fan (dieta)


Loira, alta e linda, esta moça discute de igual para igual com os marmanjos os lances mais polêmicos dos gramados. Aos 27 anos, às vésperas da Copa do Mundo, Renata Fan passa pela melhor fase de sua carreira: apresentadora dos programas Debate Bola e Terceiro Tempo, na Rede Record, e Golaço, na Rede Mulher, ela agora se prepara para estrear como comentarista esportiva na internet. Jornalista, formada em direito e ex-miss Brasil, a moça está aqui para provar que a mulherada pode, sim, dar um olé quando o assunto é futebol. Alguém duvida?

por Christina Biltoveni fotos Nana Moraes

futebol, sim. por que não?

Aos 7 anos, em Santo Ângelo, interior do Rio Grande do Sul, Renata ouvia os jogos no rádio ao lado do pai, torcedor fanático do Internacional (como ela!). Era a única menina na rodinha quando os garotos discutiam gols, pênaltis, faltas... “Sempre que dava, eu ia para Porto Alegre assistir aos jogos do Inter no estádio Beira Rio”, lembra. Recentemente, arriscou calçar as chuteiras. “Foram quatro aulas, que serviram para me convencer de que sou uma péssima jogadora. Nos primeiros 15 minutos, tive a impressão de ter corrido por duas horas”, conta. A modalidade dá mesmo de goleada quando o assunto é condicionamento físico: uma partida de 90 minutos queima, em média, 1500 calorias, deixa o fôlego imbatível e pernas e bumbum durinhos e torneados.

corpo em cima, mas sem exageros

Ela admite que a disciplina não é o seu forte quando a assunto é atividade física. “Eu faço, mas não amo.” Duas ou três vezes por semana, são 40 minutos de caminhada na esteira e mais 10 de bicicleta ergométrica na academia do prédio onde mora. No entanto, nem sempre foi assim. Dos 9 aos 17 anos, jogou vôlei nos campeonatos da escola. O que a afastou das quadras foi a vaidade. “Fui ficando mocinha e aí queria jogar de brinco, estar com o cabelo impecável...” Ela, que sempre comeu de tudo, hoje tem que cuidar mais da alimentação. “Antes, perdia 1 ou 2 quilos em um piscar de olhos. Hoje, não é bem assim”, assume. Evita frituras e refrigerante e fica longe das bebidas alcoólicas. Como boa gaúcha, adora carne vermelha e é chocólatra assumida. “Tenho que comer chocolate 365 dias por ano.”

beleza que levanta a torcida

É louca por cremes e mais cremes. Por mês, gasta uma média de mil reais. “Quando encontro uma marca e sinto que dá certo na minha pele, não abro mão da qualidade nem vejo o preço.” No seu banheiro só há produtos top, como Vichy, Biotherm, Givenchy e Roc. “A Renata tem uma pele boa, só precisa tomar cuidado com as manchas”, alerta a dermatologista Leda Sasso, de Santo Ângelo (RS), que acompanha a apresentadora desde a adolescência. Por isso, não dispensa o filtro Minesol FPS 60, da Roc, no rosto diariamente. As unhas estão sempre impecáveis. “Mas eu roí até os 23 anos”, entrega. Hoje, curte uma francesinha básica no verão. Já no inverno investe nos tons de vinho e café. Outra paixão é a maquiagem. “Na época dos concursos de miss, eu encontrava uma candidata de cara lavada de manhã e à noite ela se transformava, virava uma princesa. Então percebi que um make bem-feito fazia milagres.” A partir daí, além do básico rímel e batom, passou a investir em corretivo, base, sombra, gloss, lápis para acertar as sobrancelhas... “Eu uso todos os dias, não tem jeito. Maquiagem deixa qualquer mulher muito mais atraente.”

loirice natural e turbinada

Não faltam profissionais para cuidar das madeixas de Renata. A cor fica a cargo de Jô Santos, do salão Lay Out, em São Paulo. “Eu deixo a raiz natural, um loiro-escuro, e faço mechas de três cores: amêndoa, madeira e loiro-claro”, explica o cabeleireiro. “De 15 em 15 dias, ela faz uma hidratação instantânea com Aqua-oleum, da Kérastase. E, de dois em dois meses, realiza um tratamento para recuperar o brilho com produtos da linha Hair First Aid Clinique System, à base de aminoácidos”, completa. Como tem os fios muito finos, a gaúcha recorre ao megahair para ganhar volume. “Eu coloquei umas 180 mechas e aproveitei para clarear as pontas. Essa é a tendência: cabelo loiro com as pontas mais brancas”, garante Toni Alves, também do salão Lay Out. Na hora de cortar, entra em ação Walter Santos, responsável pelo visual de Renata na TV. “Ela só deixa cortar 1 centímetro a cada três meses – e nada mais”, conta.

determinação acima de tudo

Nascida em uma família de juízes e promotores, ela passou em segundo lugar no vestibular para direito. “Sempre fui estudiosa, ficava até 4 horas da manhã mergulhada nos livros.” Durante a faculdade, queria trabalhar e se tornou locutora de rádio. “Nessa época, recebi convites de várias agências para ser modelo. Mas viver só de alface e água não era minha intenção”, recorda. Aos 21 anos, depois de muita insistência, defendeu a cidade natal no concurso para Miss Rio Grande do Sul. Vencedora, meses mais tarde ganhou o título de Miss Brasil. Em meio a tantos compromissos, ainda terminou a faculdade de direito e começou a de jornalismo. “Era um sonho, sempre gostei de escrever. E não tenho medo de arriscar. Sou motivada, minha pilha está sempre cheia.” A iniciativa de trabalhar num programa de futebol não foi dela. “A chance surgiu e eu aproveitei. No início, não conseguia emitir minha opinião. Porém, fui ganhando terreno. Um dia ainda gostaria de ser a primeira mulher a comandar uma mesa-redonda.” É, realmente a moça bate um bolão...

a emoção dentro e fora dos gramados

“Futebol é muito mais do que ter um time para torcer. Gostar do esporte é acompanhar os campeonatos, saber o que acontece nos bastidores, freqüentar o estádio. É mágico: a torcida cantando, o clima, o torcedor sofrendo, com o radinho no ouvido e roendo as unhas. Algumas vezes, a paixão ultrapassa limites e gera violência. Mas há momentos lindos: a bandeira do clube erguida na arquibancada, o gol... E o melhor é que a cada dia mais mulheres percebem essas coisas. Não é só ver se o jogador é bonito. Se bem que a gente tem que fazer isso, né? Durante a Copa do Mundo, não dá para perder os bonitões nos gramados. Fique de olho no meio-campista inglês Gerrard e no David Beckham. O Adriano, do Brasil, tem um corpão. E há o Totti, da seleção italiana, que é muito charmoso. Dê uma espiada, tenho certeza que vai gostar!” por Renata Fan

Top, Fause Haten. Biquini, Poko Pano. Bolero, Raquel Baeta para Acervo Benjamin. Pulseiras, Otávio Giora. Brincos, Antonio Bernardo. Bola, Nike para Mercadão dos Esportes. Rede, Mercadão dos Esportes. O modelo Silvio Nascimento veste: Camisa, Nike para Mercadão dos Esportes

Nenhum comentário:

Google