Karina Bacchi


A mulher que incendiou a Playboy no mês de dezembro dorme de espartilho para afi nar a cintura e entrega seus truques para secar o corpinho e seduzir os garotos.

por Marjorie Umeda fotos Fabio Heizenreder

Ela é linda mesmo, isso não se discute, mas vai além: Karina encanta. Mais do que bonitos, os olhos, extremamente claros, que em alguns dias ficam azuis e em outros verdes, são vivos e acompanham com atenção cada gesto de quem conversa com ela. A boca, tão carnuda, a ponto de levantar polêmica quanto à sua naturalidade, solta facilmente sorrisos enormes e é dona de uma voz suave. E aquele corpo, com seios grandes e cintura fi na, capaz de despertar inveja até nas mulheres mais bem resolvidas, desarma qualquer ameaça de ira quando chacoalha livre a cada gargalhada gostosa que ela solta. Karina é legal. Mais do que legal, ela é normal: tem preguiça de ir à academia, acha difícil resistir aos doces da geladeira (fecha os olhos para não vê-los), come pizza toda semana, fi ca mal-humorada quando engorda, erra feio tentando clarear o cabelo sozinha em casa, queria ter a bunda mais dura e detesta quando seu cão Romeu, um lhasa apso branco de 6 meses, imundo, insiste em pular no seu colo. “Argh! Como você está fedido, vai para lá! Selma, por favor, leva ele e o Teobaldo (um yorkshire de 6 anos) para o banho”, diz Karina para a empregada, que trabalha há mais de 13 anos para a família e faz todos os pratos vegetarianos que a musa adora. A casa, a empregada, os cachorros e as preocupações dela são tão parecidas com as nossas que você vai ter a impressão de estar revendo uma grande amiga.

vegetariana com pimenta

Há 12 anos Karina não come nenhum tipo de carne. Ela já não era fã de picanha quando começou a namorar um vegetariano. Foi em seguida que adotou (e adorou) a ioga, em que conheceu mais vegetarianos, e pronto, mudou o cardápio. “Meu intestino passou a funcionar melhor, minha pele fi cou mais bonita e, olha que engraçado, minha transpiração ficou mais suave, só uso desodorante porque gosto de ficar cheirosinha”, diz. Para complementar o cardápio, Karina come proteína de soja diariamente, bebe shake de proteína e, se nota que as unhas estão fracas, conversa com o seu médico, que receita suplementos. Outra preocupação de Karina é quanto à escolha dos alimentos. “O perigo da dieta vegetariana é exagerar no carboidrato; não é à toa que tem muito vegetariano gordinho. Procuro me alimentar bem e busco receitas saborosas: não me venha com panaché de legumes, com chuchu ou cenoura aguados.” Para atender aos desejos da atriz, entra em cena Selma (aquela que também cuida do banho dos cachorros) com um cardápio de estrogonofe de proteína de soja, lasanha de berinjela, proteína de soja temperadinha, arroz integral, lentilha... “Karina gosta de pimenta – ela está em quase todos os pratos. Até o arroz integral aqui de casa tem sabor, faço com cebola refogada e caldo de legumes para dar mais gosto”, conta Selma.

água: obrigação na agenda

Antes de se tornar vegetariana, ainda na adolescência, Karina aboliu outro item das refeições, dessa vez em nome da beleza: o refrigerante. “Era bem novinha e percebi umas celulites. Mostrei para minha mãe e ela disse que precisaria parar com o refrigerante. Nem discuti: nunca mais tomei”, conta. Mas a medida não foi sufi ciente para manter distância dos furinhos. Então, Karina faz drenagem linfática duas vezes por semana, usa um creme redutor e anticelulite manipulado, à base de centelha asiática, e bebe bastante água. “Não gosto, só bebo porque sei que é preciso. Para não ficar sentindo aquele gosto de nada, viro o copo inteiro de uma vez”, diz Karina, que toma cerca de 3 litros por dia.

dama do espartilho

Karina tem mania de cinturinha. Já fez uma lipo na região, aos 19 anos, para tirar os excessos, e há alguns anos usa a cinturita, uma espécie de espartilho de velcro que pressiona toda a cintura – truque de família que herdou da avó. “Coloco a cinturita para dormir – só quando durmo sozinha, claro! Não sei se a eficácia do método é comprovada cientificamente, mas sinto que minha cintura ficou mais fina”, diz. É também na época em que está sem namorado, dormindo sozinha, que Karina pega firme na hidratação do corpo. “Quando fico sem programa à noite, aproveito para me encher de creme. Se continuar assim, quando arrumar um namorado minha pele vai estar tão lisinha que nem eu vou acreditar”, brinca.

liberdade para ser ativa

Os compromissos de trabalho, que a obrigaram a trocar o apartamento do Rio de Janeiro, onde morava sozinha, pela casa da família em São Paulo, não são o único motivo que afasta Karina das atividades mais pesadas na academia. “Preciso fazer algo que também me dê prazer. Quando morava no Rio, fiz um plano numa academia superlegal, mas só consegui freqüentar um mês. Me sentia presa, queria mais espaço e, então, acabava pedalando no calçadão”, conta. A atriz acredita que essa sensação de liberdade está ligada a sua infância, já que cresceu em São Manuel, uma cidade do interior de São Paulo, e vivia solta na rua, pulando amarelinha, brincando de bola e pega-pega. Liberdade assim na malhação ela só encontrou na swásthya ioga, que pratica sozinha em casa, pelo menos quatro vezes por semana, e nas aulas de dança de salão, que retoma no mês que vem.

truques para comer menos

Se, por um lado, morar com a mãe (e com Selma) permite que Karina se alimente melhor – afi nal, no Rio muitas vezes acabava apelando para o macarrão instantâneo –, por outro, as tentações ficam muito mais à vista. “Na casa da minha mãe sempre tem sobremesa, várias ao mesmo tempo. É um horror. Por isso eu abro a geladeira de olhos fechados e pego logo minha gelatina diet, assim, não passo vontade”, diz. Tem ainda outro truque que Karina usa para resistir às tentações: a brincadeira de perdida no meio do nada. “Depois que faço minha última refeição, subo para o quarto com uma jarra de água e tranco a porta. Aí penso assim: estou aqui, nesse quarto, onde só existe água, e só saio daqui amanhã de manhã. Ainda bem que pego fácil no sono”, brinca.

troca-troca que emagrece

Na mesa de Karina, salada e prato quente têm proporções diferentes do convencional. “Como a salada no maior prato que existe e a comida quente naquele prato pequeno, onde normalmente vem a salada. Mudo o tamanho dos pratos para comer mais folhas, que têm menos calorias – já que não quero engordar”, explica. Aliás, ganhar um pouco de peso é um dos raros assuntos que tira Karina do sério. Se ela passa dos 55 quilos, fica tão chateada que não sai para programa nenhum. “Fico internada em casa até perder os excessos – corto os carboidratos e no jantar só tomo um shake de proteínas.”

+ disciplinada depois dos 30

Karina não sai de casa sem passar pelo menos uma máscara para cílios – e isso é apenas modo de dizer, porque ela usa curvex e várias camadas da máscara para cílios (Volumissime, da L’Óreal). A disciplina com os cremes para o rosto é recente, começou em setembro, no dia do seu aniversário. “Fiz 30 anos, não posso mais bobear. Tenho hidratante com fi ltro solar para usar de manhã, hidratante noturno, que tem um pouquinho de ácido, e o creme para o redor dos olhos”, diz. Todos os produtos são manipulados, receitados pela dermatologista Lígia Kogos. “Tenho a pele mista e sensível, por isso mesmo as melhores marcas nem sempre funcionavam no meu rosto – preciso usar produtos muito específicos”, diz. Também por causa do seu tipo de pele, prefere as maquiagens com efeito mate, para tirar o brilho, como a base matifi cante da Helena Rubinstein. Na boca, não é sempre que usa batom. “Já tenho os lábios grandes, que chamam tanta atenção, que nem precisam de cor”, explica.

cabelo feito em casa

Num domingo, Karina acordou com muita vontade de ficar com as pontas do cabelo mais claras. Nenhum dos cabeleireiros que ela freqüenta em São Paulo, o Edson, do Galeria, e o Fabinho Araújo, do M. Get, estavam abertos. Ela não teve dúvidas, pegou o descolorante que tinha em casa, daqueles usados para clarear os pêlos da perna, e aplicou nas pontas dos fios. O resultado foi desastroso – o cabelo ficou alaranjado, cheio de marcas e o cabeleireiro levou meses para consertar. Por enquanto, Karina deu um tempo nas suas aventuras capilares, já que está se preparando para apresentar um reality show ainda neste semestre na Rede Record. Mas, olha que exemplo, nem com o cabelo manchado ela se abalou. “Bom humor é fundamental na vida e na sedução. De que adianta ter o cabelo lindo e viver de cara fechada? Tem que sorrir e ser legal, esse é o segredo.” E Karina está certa. A gente já achava ela bonita, agora ficamos completamente rendidas à sua simpatia!


Nenhum comentário:

Google