Suplementos alimentares


Suplemento alimentar é toda e qualquer substância, em geral produzida quimicamente.

A creatina, um dos suplementos mais procurados, está no topo da lista dos suplementos alimentares. Mas, afinal, o que é um suplemento alimentar e para que serve exactamente? Existem efeitos colaterais, principalmente se tomados a longo prazo? Todas estas questões devem ser discutidas caso a caso, de preferência com um médico um ou nutricionista.

Suplemento Alimentar

Suplemento alimentar é toda e qualquer substância, em geral produzida quimicamente, que tem a propriedade de completar a acção dos alimentos naturais, dando mais força e energia. O suplemento alimentar é muito procurado por atletas, nadadores, jogadores de futebol e outros. Também é oferecido pelos fabricantes com a promessa de auxiliar nas dietas de redução de peso e ou nas dietas de aumento da massa muscular. Como os suplementos alimentares não são substâncias controladas, é possível adquirir na farmácia qualquer um desses produtos contendo creatina, L-carnitina ou enzicoba, que, na verdade, são escolhidos pelas belas embalagens contendo figuras atléticas perfeitas, com algumas indicações de uso e das propriedades.

Mas as embalagens não dizem tudo. E nem todo suplemento alimentar é indicado, indiscriminadamente, para qualquer pessoa. Na dúvida, um nutricionista pode ajudar a escolher o suplemento indicado, sem perder de vista a importância da alimentação normal do dia-a-dia, que deve continuar rica e variada em proteínas, vitaminas e sais minerais. Um dos suplementos mais conhecidos actualmente é a creatina.

Creatina

A creatina é, originalmente, sintetizada no fígado e no pâncreas, por meio dos aminoácidos arginina, glicina e metionina. Ela também é encontrada em baixas proporções na carne vermelha (cerca de 5g de creatina para cada quilo de carne) e no peixe.

A creatina é uma substância natural que o nosso corpo produz para ter energia, sendo que a maioria das pessoas normalmente produz cerca de 2 g de creatina todos os dias, o que é suficiente para se ter um bom equilíbrio.

Os músculos são constituídos de aproximadamente 70% de água. A creatina ajuda a introduzir a água nas células musculares, dando-lhes volume. Os músculos ficam inchados e este processo ajuda na síntese de proteína. A creatina é encontrada principalmente na musculatura esquelética, mas também em outros tecidos como o músculo cardíaco, o cérebro, a retina e ainda os espermatozóides.

Efeitos Colaterais

Alguns efeitos colaterais são atribuídos à creatina, entre eles: náusea, diarreia, desconforto estomacal e tontura. Os efeitos causados pelo uso prolongado da creatina ainda são desconhecidos, mas os panfletos dos suplementos alimentares, deixam claro que o excesso de creatina poderá exigir um trabalho aumentado dos rins e do fígado, devendo o atleta estar sempre acompanhado de profissionais de saúde e nutrição para monitorar as funções do seu organismo.

Precaução

A creatina tem a capacidade de drenar uma quantidade considerável de água para dentro das células, podendo então facilmente sobrecarregar o fígado e os rins. O atleta, deve monitorar constantemente a sua hidratação e procurar cuidados médicos se sentir dores nos rins ou perturbações do fígado.

O uso da creatina como suplemento não deve ser feito indiscriminadamente, pois não substitui completamente as refeições feitas com alimentos naturais.

Os seus efeitos positivos não se apresentam iguais em todos os tipos de pessoa e em todas as modalidades desportivas e nem todas as propriedades da creatina artificial foram medidas de forma conclusiva, o que significa que os seus efeitos colaterais não são de todo conhecidos.

Para se chegar aos benefícios de um suplemento alimentar, é conveniente observar alguns objectivos, tais como:

- a dosagem utilizada (doses altas e baixas);
- tempo de utilização (suplementação por período curto e longo);
- momento de sua utilização (suplementação durante o treino e competição);
- modalidade desportiva (tipo de esforço físico intermitente e cíclico); e
- tipo do atleta.

Nenhum comentário:

Google