Como combater a azia



A azia é um excesso de acidez no estômago que reflui para dentro do esófago. Isto ocorre sempre que a musculatura da junção do esófago com o estômago não funciona adequadamente. Quando o esófago for agredido de alguma forma vai aparecer a sensação de azia, que pode ocorrer por causa de alimentos irritantes, condimentados, picantes, ácidos, etc. É assim que aparece este tipo de refluxo, mal tolerado pelo esófago que inflama e leva a azia.

A Alimentação

O tipo de alimentação nestes casos, também tem influência, como os alimentos muito gordurosos e muito condimentados, bebidas alcoólicas, chocolate, excessos de frutas ácidas, pois todos eles já encontram um campo previamente lesado para actuarem, além de promoverem refluxo de secreção ácida do estômago para o esófago o que consequentemente se traduz em azia.

O tratamento

O tratamento, passa pela correcção de muitos hábitos alimentares, ou seja, não existem proibições, mas os alimentos gordurosos, as frituras, as frutas ácidas, os excessos de temperos, o hábito de fumar, as bebidas alcoólicas também devem ser consumidas de forma moderada e equilibrada, sendo que existem factores individuais (algumas pessoas irão tolerar melhor ou pior um determinado alimento ou hábito alimentar). Então, evite todos os alimentos que lhe causem mais azia.

Os hábitos pessoais são tão importantes quanto os hábitos alimentares no tratamento da azia. Por exemplo, esta condição é praticamente desconhecida entre os atletas, ou seja, ela ocorre em pessoas sedentárias. Assim, uma das formas de tratar a azia (e vários outros problemas) é iniciar um esquema de actividade física regular, como a caminhada ou a corrida na grande maioria das vezes.

Para evitar a azia:

Não deve deitar-se logo após uma refeição. Deve aguardar uma ou duas horas, antes de se ir deitar, para permitir que o estômago se esvazie e que reduza a produção de ácido.

Evite usar roupas apertadas, porque elas alteram a pressão dentro do abdómen, o que faz com que a acidez do estômago reflua para o esófago, e promova a azia.

Não deve ingerir líquidos gasosos. A ingestão de muitos líquidos, especialmente os gasosos, durante uma refeição também é um factor causador de azia.

Tente manter uma dieta equilibrada, pois o próprio peso da pessoa, a gordura acumulada, não externa, mas internamente dentro do abdómen funciona também como uma pressão adicional sobre o estômago, promovendo o refluxo.

Uma prática muito comum entre as pessoas que sentem azia, é o uso do bicarbonato de sódio ou o uso do leite. O leite é um alimento que não deve ser tomado como um remédio, pois ao bloquear a acidez do estômago, acaba por induzi-lo a produzir mais ácido.

Outro ponto importante refere-se à auto medicação. A auto medicação só deve acontecer no momento inicial, como primeira medida. Deve-se ter muito cuidado com a auto medicação, pois ela pode tirar a uma pessoa a possibilidade de tratamento. O enfartado que tomar antiácido pode estar a perder preciosos minutos entre a vida e a morte, pois uma azia pode apresentar-se como sinal de uma doença grave.

Se costuma sentir azia, experimente manter uma actividade física regular, controlar o seu peso, evitar deitar-se após uma refeição, manter uma dieta equilibrada e sobretudo não se auto medicar. Sofrerá menos riscos e melhor será a sua qualidade de vida, mas para atingir esta definição é necessária uma avaliação precisa de um especialista
.

Nenhum comentário:

Google