Flexibilidade sinónimo de saúde



Não se pode comparar a flexibilidade da população normal com a flexibilidade de um atleta. Um alto grau de mobilidade em determinados movimentos articulares favorece o aprendiz ou aperfeiçoamento de alguns actos motores desportivos.

A actividade basal proporciona uma descontracção, que vai interferir positivamente na melhoria da flexibilidade, mas nem sempre é apropriado acreditar que quanto maior for a flexibilidade, melhor será a saúde das articulações dos músculos. Nos exercícios em que se procura saúde, a segurança e a moderação são uma boa opção, por isso apresentamos aqui alguns métodos de trabalho da flexibilidade.

Métodos de trabalho da flexibilidade:

Exercícios leves - levam ao aquecimento dos músculos e das estruturas articulares, provocando uma diminuição na viscosidade intracelular e intra-articular, além de proporcionarem um considerável aumento da espessura da cartilagem articular, evitando assim o seu desgaste e diminuindo o risco de lesões. Este tipo de exercícios de flexibilidade de baixa intensidade, devem ser utilizados no início e no final de uma sessão de treino, seja de preparação física, técnica ou táctica.

Método Activo – Movimentos que se exercitam lentamente, permanecendo por um grande período de tempo na mesma posição.

Método Passivo - Movimentos que se exercitam com a ajuda de um companheiro, aparelhos ou gravidade.

Exercícios intensos - Aumentam o tónus miogênico agudo e aumentam a circulação local, provocando um encurtamento do músculo em questão, ao mesmo tempo em que os propriceptores sobrecarregados, não respondem correctamente aos estímulos aliados à diminuição de enzimas musculares, fazendo com que a capacidade de relaxamento fique retardada e aumentando os riscos de lesão. Os exercícios de flexibilidade de alta intensidade só devem ser aplicados após um bom aquecimento, que deverá incluir exercícios de flexibilidade de baixa intensidade.
Métodos Activos:
Método Balístico - Consiste em executar um movimento de forma explosiva, procurando dessa forma atingir o limite da articulação. Na medida em que o segmento se aproxima do limite articular, perde velocidade em função da resistência elástica dos componentes articulares. É muito susceptível a lesões, mas comum em algumas modalidades como lutas e dança.

Método de Insistência - É executado de forma menos explosiva que o primeiro, porém, no final do movimento, quando os componentes elásticos e neuromusculares provocam o retorno do segmento à posição inicial, procura-se insistir o movimento de amplitude máxima por várias vezes.

Métodos Passivos:

Movimentos com a ajuda de um companheiro aparelhos ou da acção da gravidade de acordo com a sensação subjectiva de dor.

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (Método activo/passivo) - esse método é calcado no accionamento do fuso muscular durante a primeira fase, que irá provocar uma contracção involuntária. Logo após, o indivíduo somará a essa contracção, a sua contracção volitiva, accionando o órgão tendinoso de golgi, que irá provocar um relaxamento reflexo, o resultado desse método é um aumento de flexibilidade com grande trabalho de plasticidade. Os ganhos de flexibilidade são espantosos.

(O Tônus Muscular pode ser dividido em dois tipos de tónus muscular o Miogênico e o Neurogênico onde o tónus muscular miogênico (passivo) pode ser resultado de uma sessão de treino (Tónus muscular agudo) ou resultado de adaptações normais ao treino (Tónus muscular crónico).
O Tónus muscular neurogênico (activo), é fruto da actividade reflexa do sistema nervoso.

Nenhum comentário:

Google