Tipos de aquecimento


Tipos de aquecimento

Cada atleta deverá elaborar um plano de aquecimento, que corresponda ao trabalho que pretende efectuar.

TIPOS DE AQUECIMENTO:

Todo o atleta deverá elaborar um plano de aquecimento, que corresponda ao trabalho que pretende efectuar, de modo a obter os melhores resultados e uma melhor performance.

Assim, aqui fazemos a distinção entre dois tipos de aquecimento:

-Aquecimento Passivo
-Aquecimento Activo (Dinâmico) – Geral / Específico / Individual


Aquecimento Passivo:: Possibilita a elevação da temperatura corporal, mas dado que não exige solicitações físicas do indivíduo, não envolve dispêndio de energia. Deve ser utilizado como complemento do aquecimento activo e nunca como substituto, pois as suas consequências reflectem-se ao nível muscular, não possibilitando, por isso, um aumento do desempenho atlético, nem actuando como profiláctico de eventuais lesões.

Aquecimento Activo:: Caracteriza-se por um efectivo envolvimento do desportista no aquecimento. Esse aquecimento poderá ser geral, solicitando os grandes grupos musculares. Sendo específico, após efectuação de um aquecimento geral, passa-se para o aquecimento através de actividades relacionadas com desportos a realizar. Sendo individual, permite ao indivíduo actuar sobre o seu organismo, conhecendo as suas dificuldades específicas, levando-o a proceder a um aquecimento próprio focalizando os seus pontos fracos.

Nenhum comentário:

Google