Grazielle Massafera (dieta)


Com um corpo escultural, cabelo absolutamente maravilhoso e sorriso fácil, Grazi seduz rápida e violentamente qualquer um que se atreva olhar para ela por mais de dez segundos. Com isso, ganhou terreno na TV, conquistou o Brasil e passou a limpo, com muito trabalho, sua história de moça pobre. Nesta nova fase, aderiu a um personal trainer, melhorou sua alimentação e descobriu o prazer de consumir. Já os truques de beleza... continuam baratinhos, baratinhos. Confira!

por Marjorie Umeda | fotos Paschoal Rodrigues

Grazielli Massafera mudou de vida rapidamente. Passou de desconhecida a celebridade instantânea e pulou com muita destreza dessa categoria para atriz da novela das 8. Se tudo isso teve força para transformar de uma vez por todas a sua conta bancária, foi insufi ciente (ainda bem!) para apagar alguns traços herdados da sua vida antiga, lá no interior, onde muita gente ainda conversa sem pressa e tem o prazer de contar histórias.

Aos 24 anos, Grazi é dona de uma deliciosa tagarelice que emenda, com muita vontade e nenhum constrangimento, um assunto no outro, iluminando sua beleza com uma dose extra de simpatia. E não é só isso, ela adora uma palhaçada (imita a Garota do Fantástico saindo da água e brinca que vai fotografar com uma blusa rendada sem top nem sutiã por baixo), ri de si mesma e descontrai todo mundo que está ao seu redor. Com ela, não tem tempo quente. Isso não significa que sua vida seja livre de preocupações. No dia da nossa entrevista, escondia uma pontinha de chateação por ter de adiar em duas semanas sua tão sonhada viagem à Disney. O motivo: trabalho (outra vez!). Mas, para uma garota que conhece as dificuldades de uma vida sem oportunidades, isso acaba não sendo, de fato, um problema.

Com a tranqüilidade de quem sabe que a sorte a acompanha, Grazi bem que poderia ser considerada uma versão moderna de Cinderela, exceto por um detalhe: os pés. De tamanho 37, encabeçam a curtíssima lista das coisas que ela gostaria de mudar em seu corpo. “Meus pés são muito largos: adoraria que fossem mais delicados. Um dia, querendo ser chique, fui comprar um sapato Versace e outro Gucci. Quem disse que entrou? Nem o número maior me serviu. Eles fazem sapatos para pés de princesa... Adoro andar descalça, será que é por isso que meus pés ficaram assim? Bom, se for, vão continuar largos, porque eu não vou abrir mão do prazer de pisar direto no chão.”

Musculação tem poder!

Se para mudar os pés Grazi nem cogita a possibilidade de fazer esforço, o mesmo não se aplica às pernas e ao bumbum – itens que encerram a sua lista de “coisas que eu gostaria de mudar em mim”. Há cinco meses, pega firme na musculação (veja o treino na próxima página) para ganhar mais massa muscular. “Minhas pernas são finas e meu bumbum é bem pequenininho: gostaria de ter um corpo mais brasileiro, cheio de curvas”, explica. Nesse quesito, a genética não atendeu aos seus pedidos. “Herdei a falta de peito da família do meu pai e o bumbum pequeno por parte da minha mãe. Quanto ao peito, a tecnologia (leia-se silicone) já me deu a parte que faltava, agora vamos ver se o bumbum melhora malhando”, conta Grazi, esperando alcançar o mesmo resultado que conseguiu em suas pernas. “Gente, ganhei 1,5 centímetro de coxa. Para mim, foi difícil gostar da musculação, mas, depois que vi o que o exercício pode fazer no meu corpo, ficou mais fácil. Antes, meu personal precisava me buscar em casa ou eu não ia, hoje vou sozinha e malho à noite ou até no sábado se for preciso”, confessa. Tanta empolgação tem explicação: basta olhar os músculos desenhados nas fotos. “Até apareceu um muquinho, olha só!”

Da churrascaria para restaurante japonês

Grazi nasceu com uma característica capaz de fazer muita mulher se rasgar de inveja – come de tudo e não engorda (pelo menos por enquanto, antes dos 30 anos). Se num primeiro momento isso parece o paraíso, mesmo magra ela começou a sentir os efeitos da má alimentação: seu colesterol disparou. Foi o primeiro alarme a lembrá-la da importância de comer direito. O sorvete, o biscoito recheado, o megasanduíche, a pizza e a fritura cederam espaço para o suco natural, a salada, a carne magra, os pratos assados e grelhados. “Não dava para continuar comendo o que eu comia sabendo que meu colesterol estava explodindo. Sem saúde ninguém consegue trabalhar direito. Ainda me permito algumas coisinhas, como sorvete com panetone, mas agora só de vez em quando.” Por mais que goste de comida “que dê sustância”, a churrascaria, que entrava em seu roteiro gastronômico várias vezes por semana, agora divide cenário com o restaurante japonês. Ela sabe que sushi e sashimi são opções leves e saudáveis, mas confessa que só encarou porque achava bonito comida japonesa. Na primeira tentativa não gostou, nem na segunda, mas agora coloca muita raizforte e shoyu e manda ver.

Jeans de dia, vestido à noite

Agora que Grazi tem dinheiro para comprar roupa, antes era a sua mãe que costurava para ela, busca sempre modelitos para valorizar suas curvas. “Adoro calça jeans, tenho várias, mas procuro aquelas que são um pouco mais claras nas pernas ou no bumbum, já que preciso de volume nessa região”, explica a moça que é fã de marcas como Calvin Klein, Forum e Zoomp. Ela elege o jeans como sua peça predileta por causa da praticidade, mas, se tem uma ocasião especial, não abre mão do vestido e salto alto – que pode ser tanto de marcas badaladas como Walter Rodrigues e Maria Bonita Extra como de uma loja de departamentos. “Não tenho preconceito, escolho a roupa pelo caimento, não pela marca”, explica. Para compor seu look, as jóias – pequenas – começam a aparecer. Embora ela não tenha explicado porque prefere as jóias pequenas, dá para entender a sua escolha – Grazi definitivamente não precisa de encantos extras – ela brilha sozinha!

Grazi quer saber...

Ela está cheia de disposição para deixar sua alimentação cada dia mais saudável e nutritiva. Será que ela está fazendo tudo certo? Para tirar as dúvidas, convidamos a nutricionista Cynthia Antonaccio, de São Paulo, autora do livro Boa Forma em 8 Semanas, para um bate-papo especial. Confira!

GRAZI: Parei de tomar o café-da-manhã e percebo que tenho mais fome durante o dia. Por que isso acontece?

CYNTHIA: O período do sono é um jejum muito longo, ao acordar você precisa se reabastecer com alimentos de qualidade como carboidratos integrais, fruta e iogurte. Além de ganhar mais disposição, seu metabolismo acelera. Muitos estudos e pesquisas indicam, Grazi, que quanto melhor a qualidade dos alimentos consumidos de manhã, menos fome a gente vai ter durante o dia. Além disso, seu organismo deixa de usar seus músculos como energia para cumprir as atividades do dia.

G: E se eu não tenho fome de manhã?
C: Comece aos poucos. Uma fatia de torrada integral ou um iogurte batido com fruta ou uma salada de frutas com um pouquinho de cereal por cima é suficiente para o início. Com o tempo, seu organismo se acostuma.

G: É verdade que o que comemos à noite vai para a barriguinha?
C: O que a gente come modula nossos hormônios. Quando pulamos uma refeição ou comemos mal durante o dia, à noite dá uma vontade louca de comer o quê? Doce e carboidrato. Nada contra, mas é preciso controle. Se a gente come pão e açúcar à noite, libera muita insulina – que é justamente aquele hormônio que facilita a gordura abdominal. Para eivar essa larica, sugiro distribuir as refeições ao longo do dia e não pular o café-da-manhã.

G: Sou louca por massa. Quem está malhando pode abusar da massa?
C: Abusar... já não gosto da palavra! O carboidrato é o combustível ideal para o treino. A hora mais legal de ingerir é duas horas antes do exercício para ter mais combustível. Se você malha à noite e quer comer um macarrão depois, use-o como acompanhamento: coloque a massa junto com uma carne grelhada, para manter a estabilidade hormonal. Aí você consegue reabastecer o que gastou mas não abusa nas calorias.

G: Cortei o pão – mas o macarrão não consigo diminuir.
C: Não sei se sua troca é vantajosa, Grazi. Acho que você deveria voltar a comer pão, que é mais fácil de quantificar e controlar. Os integrais e lights dão aquela sensação de que você comeu um carboidrato e saciam a fome. Deixe o macarrão para o final de semana ou para um jantar especial.

G: E o colesterol alto?
C: Olha só: magrinha, linda e nova – e com esse problema. Muitas vezes é a qualidade da dieta que interfere na saúde. Sugiro que você consuma mais fibras solúveis presentes, por exemplo, na aveia e na maçã. Cuidado com a fritura e a gordura da carne vermelha – que podem aumentar o colesterol ruim. Exercícios físicos e gorduras saudáveis de fonte vegetal, como azeite de oliva extravirgem e amêndoas, ajudam a aumentar o colesterol bom.

Beleza econômica

Quando Grazi precisa de uma maquiagem rapidinha, não se aperta. Pega seu kit e, com a experiência dos concursos de miss mais o que aprendeu com os maquiadores, faz um make bem bonito, com produtos surpreendentes. Embora tenha em casa maquiagens de grifes famosas, seu nécessaire preferido leva um pó compacto de uma marca baratinha, Marchetti, e sombra para os olhos importada do Paraguai – a tampa quebrada e as cores quase no finalzinho são prova de que o estojo a acompanha desde os tempos de miss. “Já tentei usar o pó de várias marcas caras, mas acho que nenhum tem uma cobertura tão leve como este. As coisas simples são insubstituíveis. Olha isso (Grazi mostra uma escova de dentes de plástico, dessas bem baratinhas, toda suja de maquiagem)! Esse é o melhor penteador de sobrancelhas que existe. Quando mostro, sempre ganho uma escovinha chique de presente, mas nada deixa minha sobrancelha tão boa como esta escova”, diz Grazi. Na hora de sair, aplica pelo menos quatro camadas de rímel – ela gosta do Volume Express, da L’Oréal, e um batom cor de boca, já que não faz questão de destacar os lábios.

Cabelão de verdade

O longuíssimo cabelo de Grazi é verdadeiro, não tem nada de aplique. Os fios não são completamente lisos e ela procura acentuar seu ondulado natural com um truque caseiro. Depois de lavar o cabelo e deixar quase secar naturalmente, Grazi faz um rabo-de-cavalo com as mãos e torce os fios até eles ficarem bem enrolados, como se fosse um coque. Prende com uma piranha bem grande, solta depois de uma ou duas horas e finaliza ajeitando os fios com os dedos. Escova, só quando a profissão pede. Como seu cabelo não fica oleoso facilmente, lava os fios a cada três dias com xampu Pantene ou Kérastase e usa máscaras para hidratação das mesmas marcas. Hoje, ela mantém o loiro-escuro natural e clareia apenas as pontas a cada dois meses. “Amo esse efeito que deixa as pontas mais loiras. Além de ficar com uma cor natural, posso demorar para retocar e mesmo assim o cabelo não fica feio”, conta.


Treino para ganhar músculos

Grazi malha quatro vezes por semana, sob os cuidados do personal carioca Marcello Barbosa – o mesmo da apresentadora Angélica. Pega firme e procura não faltar porque tem um objetivo além de firmar os músculos: aumentar o bumbum. Ela usa carga alta e poucas repetições e alterna as séries A e B – uma por dia.

Série A (braços, ombros e costas)2 séries, de 10 a 12 repetições:
puxada pronada - 35kg
remada fechada - 30kg
supino 30º - 20kg
abdução ombros - 5kg
desenvolvimento - 7kg
bíceps direto - 6kg
bíceps concentrado - 12kg
tríceps testa unilateral - 6kg
tríceps Pulley - 17,5kg


Série B(pernas, bumbum e abdômen)3 séries, de 10 a 12 repetições:
leg press 45 - 140kg
cadeira abdutora - 65kg
máquina glútea * - 27,5kg
glúteos com caneleira * - 12kg
cadeira flexora - 45kg
agachamento * - 50kg
extensora unilateral - 30kg
cadeira adutora - 50kg
flexão plantar no leg - 80kg

6 séries, de 15 a 20 repetições:
abdominais - 10kg

3 séries, de 15 a 20 repetições:
paravertebrais

*Exercícios para aumentar o bumbum.

Nenhum comentário:

Google